Benefícios e malefícios das redes sociais na construção de ideias e como o discipulado pode ajudar

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Benefícios e malefícios das redes sociais na construção de ideias e como o discipulado pode ajudar

A ampla disseminação da tecnologia digital na última década promoveu transformações significativas na sociedade contemporânea. O que abriu oportunidades para que qualquer cidadão comum tenha acesso a uma variedade de informações que normalmente não conseguiriam acessar dependendo de sua classe social ou posição na sociedade. Uma vez que, há duas décadas era possível ter contato com conhecimentos diversos por meio da televisão por assinatura, aquisição de livros, telecursos e revistas assinadas, ou seja, era necessário desembolsar uma certa quantia em dinheiro, o que limitava o acesso de muitos.

Porém, o que podemos observar nos dias atuais é uma enorme diferença desta realidade já que o fácil acesso a internet deixa qualquer pessoa muito bem informada (ou desinformada) com um aparelho celular na palma de sua mão.

Com base nestas informações, quero expor para vocês os principais benefícios e malefícios que o uso das redes sociais podem impactar na construção de ideias, e iremos finalizar com a aplicação do discipulado como facilitador desta construção, sendo um contraponto para amenizar os efeitos dos malefícios.

Benefícios das redes sociais na construção de ideias

O uso das redes sociais, assim como tudo na vida, deve ser feito com cautela e equilíbrio para que possa proporcionar coisas boas. E essa tecnologia proporciona vantagens que outrora não era possível como:

Redes sociais como cartão de visita e currículo: Os recrutadores profissionais costumam avaliar as redes sociais (como Linkedin e Instagram) dos entrevistados como base para contratação. E quem souber usar essas redes para passar uma boa imagem de si mesmo conseguirá vantagens na disputa por uma vaga de emprego. Uma vez que quando nós compartilhamos nosso trabalho ou conteúdos relevantes, passamos uma imagem mais segura de quem nós somos e contribui para que os outros nos vejam como especialistas em determinado assunto.

A Equipe de OnlineCV diz o seguinte:

                               “Os recrutadores olham para dezenas de currículos todos os dias, talvez essa seja uma boa forma de prender sua atenção! Se a resposta do teste acima foi sim para todas as perguntas, listar seus perfis de mídia social em seu currículo como um aprimoramento permite que você evolua de um pedaço de papel unidimensional para uma versão dinâmica e interativa de si mesmo e de suas realizações.”
                (OnlineCV, 2024)

Possibilidade de se expressar: As redes sociais estão sendo um meio que proporciona aos adolescentes e jovens, uma oportunidade de se expressarem, compartilhando suas ideias, reflexões, opiniões e diversos tipos de informações. E a vantagem em poder se expressar é que o jovem consegue estimular a fala e a livre expressão.

“Nas redes sociais, principalmente através das fotos, os jovens buscam se expressar de modo a construir uma imagem de si para os demais. Assim, é bastante comum que divulguem/postem fotos com diferentes conteúdos, realizando experimentos de identidade  em  seus  perfis,  enfatizando  ou  escondendo  alguma  característica  sua. Lembrando  que  os  tímidos  saem  ganhando  também  com  as  redes  sociais,  já  que podem melhorar a sociabilidade com o auxílio da rede.”

(FREITAS, et al, 2021, p. 64)

Na educação contínua do aluno: Se usada de forma moderada e consumindo os conteúdos corretos, as redes sociais podem ser uma extensão do ensino par ao aluno, uma vez que ele poderá consumir as informações em formatos diferentes que recebe na escola, como por exemplo através do entretenimento, arte, vlog, animações e outras mais.

Segundo o site Post Grain, especialista em conteúdo digital, um dos benefícios das redes sociais é o aprendizado informal, como citam a seguir:

“Aprendizado informal: As redes sociais na educação podem proporcionar uma maneira informal e contínua de aprendizado. Através de feeds de notícias, vídeos sugeridos e interações com outras pessoas, os usuários podem absorver conhecimento de forma orgânica e sem a estrutura formal de um ambiente de sala de aula.”
(Caroline, 2024)

Malefícios das redes sociais na construção de ideias

Pudemos compreender que existem benefícios no uso das redes sociais para desenvolver, principalmente o jovem, a construir ideias através das redes sociais. Porém, nem tudo são flores, e se utilizadas de maneira inadequada, é possível atingir resultados opostos do esperado, que serão apresentados a seguir.

Acesso a Fake News - O que poderia ser pior do que não ter uma informação? É a desinformação. O que acontece com certa frequência nas redes sociais, que é o caso de pessoas que compartilham notícias falsas ou sem base factual sobre o que é verdadeiro, e como resultado, as ideias construída na mente das pessoas fica distorcida da realidade, surgindo narrativas falsas e comprometendo o conhecimento de quem consome esse conteúdo sem antes averiguar.

“A fake news opera, em sua essência, por meio da manipulação da opacidade da linguagem e do potencial de deslizamento semântico que esta possui. Esta opacidade e mobilidade dos significados permitem que se estabeleçam conexões ilusórias ou distorcidas entre conceitos e palavras, construindo um cenário de verossimilhança.”
(Silva, 2024, et al, p. 37-45)

Diminuição do QI da geração atual - Segundo o dicionário Online Michaelis, QI é Quociente de inteligência , Psicol : número que exprime a inteligência de uma pessoa, determinado pela divisão de sua idade mental, comumente verificada pela escala Binet-Simon, pela sua idade cronológica e multiplicação do resultado por 100, para eliminar decimais; coeficiente de inteligência. Sigla: Q.I.

Estudos recentes apontam que pela primeira vez na história a inteligência da geração atual (geração z) é inferior à geração anterior a ela. Uma vez que, seguindo a ordem natural da história é comum a geração mais nova superar a geração anterior no quesito inteligência. Esse estudo aponta o principal vilão como o tempo de tela, que inclui celular, televisão, tablet e outros dispositivos de tela. (Velasco, 2020)

Um dos autores desse estudo é o neurocientista francês Michel Desmurget, diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da França e argumenta em um de seus livros que o uso excessivo de telas e redes sociais reduz as habilidades cognitivas, como a concentração, a memória e a capacidade de leitura. O tempo passado diante das telas interfere diretamente na capacidade de manter o foco e no desenvolvimento da linguagem, especialmente em crianças pequenas. (DESMURGET, 2021).

Superficialidade do pensamento - O advento da internet e do uso das redes sociais, proporcionam aos jovens a possibilidade de lerem mais, porém, isso tem feito com que eles leem mais textos superficiais e tenham repulsa a leituras com maior profundidade. Gerando pensamentos fragmentados, falta de concentração, levando-os a buscarem cada vez mais leituras fáceis, simples e rápidas, o que a longo prazo impede de obterem a capacidade de construir ideias e pensamentos que sejam relevantes para o seu crescimento intelectual.

“Nosso uso da internet envolve muitos paradoxos, mas aquele que promete ter a maior influência no longo prazo sobre como pensamos é que ela prende nossa atenção apenas para quebrá-la.” (CARR, 2011, p. 165)

Como o discipulado pode ajudar o jovem a encontrar o equilíbrio no uso das redes sociais

Ao longo desse texto, pudemos observar que existem vantagens e desvantagens no uso das redes sociais, tornando esta ferramenta em si um meio que deve ser utilizado com sabedoria e equilíbrio. Uma vez que a ferramenta não é o problema, mas sim o usuário que não souber aproveitar os seus benefícios, e a partir deste ponto, é possível encontrar meios de alcançar este equilíbrio com o discipulado.

Um estudo feito pela a Faculdade Batista Pioneira, afirma o seguinte sobre o discipulado:

“O discipulado auxilia no fortalecimento da Igreja de Cristo, através da maturidade dos seus membros, da comunhão uns com os outros e do pastoreio mútuo. Pois no discipulado há busca do conhecimento e da prática da Palavra de Deus.” (Martins, 2013, p. 6)

Descobrimos então que através do discipulado estaremos em constante comunhão e busca do conhecimento da palavra de Deus. O que auxilia o jovem a manter o foco e não se perder no uso desenfreado das redes sociais.

O fato de estar em constante comunhão e acompanhamento, ajudará o jovem a expor seus desafios com o seu discipulador e a receber orientação constante sobre como está levando a sua vida.  Como também a busca constante pelo conhecimento da palavra de Deus ajudará o jovem a fazer leituras mais profundas, tendo a sua mente cativa à palavra de Deus.

 

Bibliografia

Disponível em: https://www.onlinecurriculo.com/redes-sociais-no-meu-curriculo/ Acesso em 15/10/2024

Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/a-importancia-de-usar-as-suas-redes-sociais-como-curriculo-e-cartao-de-visitas/ Acesso em 15/10/2024

Disponível em:
https://abrir.link/SLfiP
Acesso em 15/10/2024

Disponível em:
https://abrir.link/QVmMD. Acesso em 15/10/2024

FREITAS, Rodrigo Jácob Moreira de; OLIVEIRA, Thaisa Natália Carvalho; MELO, Juce Ally Lopes de; SILVA, Jennifer do Vale e; MELO, Kísia Cristina de Oliveira e; FERNANDES, Samara Fontes. Percepções dos adolescentes sobre o uso das redes sociais e sua influência na saúde mental. Enfermería Global, n. 64, p. 338-351, 2021. https://doi.org/10.6018/eglobal.462631.

CRUZ, Maria do Socorro Corrêa da. Redes sociais virtuais: percepção, finalidade e a influência no comportamento dos acadêmicos. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 12433-12446, mar. 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n3-199.

SILVA, Laura Camilo da; MARÇAL, Michelle Cristina Vitor. Fake news: origens e consequências. In: BRITO, Robson Figueiredo; VIEIRA, Carlos Eduardo Carrusca (Orgs.). Leitura(s) de Fake News. Catu: Editora Bordô-Grená, 2024. p. 37-45. Disponível em: https://www.editorabordogrena.com. Acesso em: 15 out. 2024.

 

 

LIRA, Josceline; PEREIRA, Mécia Katarina Sena; FELL, André Felipe de Albuquerque. Resenha crítica: A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebrosNavus – Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 124-129, abr./jun. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22279/navus.2017.v7n2.p124-129.512. Acesso em: 17 out 2024.

MARTINS, Francis Natan Gonçalves. A importância do discipulado para o crescimento da igreja. 2013. 41 f. Monografia (Bacharelado em Teologia) – Faculdade Batista Pioneira, Ijuí, RS, 2013.

CARR, Nicholas. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011. 

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